RSS - Feed Facebook Twitter You Tube

Piauí

Agropecuária

A pecuária foi a primeira atividade econômica desenvolvida no Estado, fazendo parte de sua tradição histórica. O folclore e os costumes regionais derivam em grande parte da atividade pastoril. Entre os rebanhos, destacam-se os caprinos, bovinos, suínos, ovinos e asininos.

A caprinocultura, por sua capacidade de adaptação a condições climáticas inóspitas, tem sido incentivada pelo Governo, proporcionando meio de vida a significantes parcelas da população carente, principalmente nas regiões de Campo Maior, Alto Piauí e Canindé.

A agricultura no Piauí desenvolveu-se paralelamente à pecuária, porém como atividade quase que exclusivamente de subsistência. POsteriormente, adquiriu maior carárter comercial, embora de forma lenta e insuficiente para abastecer o crescente mercado interno do Estado.

Entre as culturas tradicionais temporárias sobressaem-se o milho, o feijão, o arroz, a mandioca, o algodão herbáceo, a cana-de-açúcar e a soja. Entre as culturas permanentes. destacam-se a manga, a laranja, a castanha de caju e o algodão arbóreo.

A agricultura do Estado esteve vinculada, em sua grande maioria, à subsistência. Entretanto, nos últimos anos, essa atividade alcançou uma configuração voltada para a comercialização da produção. Mesmo assim, os níveis de produtividade ainda não conseguem suprir as necessidades internas de consumo.

Dentre as várias culturas desenvolvidas ao longo do território piauiense, as demaior destaque são: milho, feijão, arroz, mandioca, algodão, cana-de-açúcar e soja (culturas temporárias), incluindo ainda a produção de manga, laranja, castanha de caju e algodão.

Mais Notícias

Mapa
Area Territorial 251.576,644 km²
Número de Municípios 224
População do Estado 3.119.015 habitantes
Capital Teresina
População 814.439 habitantes
Principais Cidades
Parnaíba 145.729 habitantes
Picos 73.417 habitantes
Piripiri 61.840 habitantes
Campo Maior 45.180 habitantes
Oeiras 35.646 habitantes
Piracuruca 27.548 habitantes
Altos 38.823 habitantes
Barras 44.850 habitantes
Floriano 57.707 habitantes
Bom Jesus 22.632 habitantes
Uruçui 20.152 habitantes
Dados Econômicos / Demográficos
Produto Interno Bruto - PIB R$ 16,761 bilhões
PIB per capita R$ 5.372,56
Densidade Demográfica 10,79 hab/km²
(*) Estimativa IBGE

Newsletter

Receba as notícias
do Piauí

Powered by Feedburner/Google

Guia de Investimentos Nordeste

veja a versão digital